Seguidores

segunda-feira, 11 de junho de 2012

GATOS SEM CHEIRO


Donos de gatos adoram dizer que seus pets não têm cheiro.
Realmente, os bichanos não precisam de banhos semanais já que tomam banho de língua diariamente, mas uma dúvida que as pessoas têm quando querem comprar um gato: “Como fazer para educá-lo a fazer xixi no lugar certo?”.
Uma forma de amenizar esse problema é com a castração, as pesquisas indicam que em 90% dos casos se tem uma melhora para esse problema comportamental, com a vantagem que o cheiro da urina não é tão forte nos gatos castrados, pois diminui significativamente a concentração de hormônios sexuais e as consequentes demarcações para atrair o sexo oposto e para afastar indivíduos do mesmo sexo.
Se a sua opção for pela cirurgia, lembre que, nos primeiros dias, eles ainda fazem algumas vezes em lugares errados.
Pet
Pet
Os gatos costumam enterrar suas fezes e urina, portanto, o uso da caixa higiênica é o mais recomendado para obtermos melhores condições de higiene e saúde para você e para o seu gatinho.
O ideal é escolhermos a caixa e o substrato, caso perceba que ele não está usando, mude até encontrar a caixa e o substrato de sua preferência.
Existem outros fatores importantes, devemos posicionar as caixas em locais tranquilos onde o gato fique à vontade e sempre longe do local onde ele se alimenta, bebe água e descansa.
Às vezes, o gato usa um determinado local como banheiro que não seja adequado para você, a melhor solução é colocar a caixa higiênica lá e ir mudando, aos poucos, para o lugar que você deseja.
Agora, se você quer ter mais de um gato no mesmo ambiente, o ideal é colocar as caixas em locais distantes onde não seja possível nem ver nem sentir um a presença do outro, porque é comum eles ficarem inibidos com o uso de suas caixas higiênicas por outros gatos.
Tenha sempre uma caixa higiênica a mais que quantidade de gatos que convivem naquele ambiente para sempre ter uma limpa, pois alguns gatos não fazem suas necessidades se a caixa já tiver suja.
Uma tática que acho muito importante para todos os animais é a da recompensa, sempre que você presenciar eles fazendo suas necessidades na caixa higiênica, dê uma recompensa, que pode ser um elogio, um carinho ou o que eles mais gostam, que é um petisco bem saboroso e saudável. O importante é fazer com que ele associe o ato de fazer suas necessidades na caixa higiênica com algo agradável, reforçando que aquela atitude foi correta.
Podemos inibir o gato de fazer suas necessidades em lugares inapropriados tornando o local desagradável. Por exemplo, colocar plástico bolha ou uma fita dupla face na superfície onde o gato irá pisar para ele não se sentir confortável e relaxado.
Se o seu gato fez xixi no lugar errado, existem inúmeras receitas caseiras para tirar o cheiro, como vinagre com álcool, água com gás, bicarbonato, etc.
O melhor é ir ao Pet Shop e comprar limpadores especiais antiurina que contêm os componentes necessários para quebrar a bactéria e as enzimas da urina, combatendo, assim, as manchas e os odores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário